ACELERADOR LINEAR DO HCC CHEGA NESTA TERÇA-FEIRA A CATANDUVA

Mauro Assi segunda-feira, 14 de maio de 2018

O acelerador linear, aparelho que faz a radioterapia, adquirido pela Fundação Padre Albino para o seu Serviço de Radioterapia/Hospital de Câncer de Catanduva no ano passado finalmente chega a Catanduva nesta terça-feira (15). Embarcado no final de novembro de 2017 na China, ele foi desembarcado dia 05 de janeiro último no porto de Santos. No dia 11 daquele mês o equipamento foi encaminhado para o porto seco, em Barueri, para cumprimento dos trâmites burocráticos para sua liberação. O equipamento custou $1.017 (um milhão e dezessete mil dólares), sendo $900.000 (novecentos mil dólares) do acelerador linear e $117.000 (cento e dezessete mil dólares) do Portal Vision, acessório ao equipamento, que chegou a Catanduva no dia 29 de janeiro último.

A Fundação Padre Albino, num ato de prestação de contas à população, que colaborou intensamente nas campanhas de arrecadação de recursos para o HCC, faz carreata pela cidade com o equipamento, a partir das 17h00 desta terça-feira. A carreata sairá do Hospital Emílio Carlos percorre um trecho na cidade e retorna Hospital Emílio Carlos. Antes da carreata, no prédio do Serviço de Radioterapia, o presidente da Diretoria Administrativa, Dr. José Carlos Rodrigues Amarante, dará entrevista coletiva à imprensa.

Dr. Amarante disse que agora só falta a liberação de R$ 2 milhões, já publicada no Diário Oficial do Estado de 07/04/18, mas ainda não creditada na conta da Fundação Padre Albino. Para o término da infraestrutura do Serviço de Radioterapia faltam ainda os serviços complementares de instalação e acessórios para o acelerador linear, aquisição do mobiliário, paisagismo da área externa, comunicação visual, informática e estrutura metálica para interligação entre o Serviço e o Hospital Emílio Carlos.

O Serviço de Radioterapia terá capacidade para atender de 100 a 120 pacientes/dia através do SUS, convênios e particulares.

Na foto, o acelerador linear que está no Brasil desde janeiro e chega a Catanduva nesta terça-feira.